13 maio 2010

Bala "perdida"

Uma adolescente de 14 anos foi vítima de bala perdida no início da madrugada desta quinta-feira, 13, em Santa Cruz. A menina foi baleada no pescoço durante uma confusão na rua onde ela mora, de acordo com registro policial. No momento do crime, ela estava na porta de casa. Fonte Jornal A Tarde.
Essa de bala perdida é uma piada de mal gosto. Já deveriam ter abolido esse termo. Tem dois problemas com ele. Um é que se alguém foi atingido, antes de ser um tiro "perdido" é um tiro "achado" por alguém que se feriu ou, como no caso acima, morreu. O segundo problema é a ausência de responsáveis. Até parece que ninguém atirou. A notícia fala de uma confusão. Não se sabe quem começou, quem estava armado. E o fato fica dito pelo ninguém informante que falou de um atirador raivoso, que deu um tiro em direção nenhuma e pegou em alguém, que só pode ser identificado assim por ter morrido na porta de casa. Maldita curiosidade dessa menina que deve ter saído para expiar o "barraco" à frente e olha no que deu! Justo na jugular e sangrou muito e deve ter sido feio, por isso repercutiu indo parar na mídia.
Ai se fala em Santa Cruz. Todo mundo sabe que na Pituba, Itaigara é que o "bicho tá pegando", mas o jornal tem que dizer em Santa Cruz, pois é bairro pobre nas imediações da Pituba. Mais uma aula de segregacionismo cultural. Aí fica se pensando que problema está na pobreza na fome, desigualdade, na droga, bebida etc. E assim ficamos tentando encontrar um fator social responsável já que o sujeito culpado não aparece.
Gosto do evangelho por que ele não é como uma notícia de bala perdida. Ele responsabiliza você pelo que faz e diz que um dia cada um de nós prestará contas, inclusive esse que atirou. Gosto de Deus porque pode confortar a família dessa menina, que não pude saber o nome por causa da desumanidade da notícia. Gosto da Igreja quando ela segue o exemplo de Deus não passando a mão na cabeça de gente que precisa de correção. Quando procura os atiradores sejam de farpas nas palavras ou de condutas impróprias e, com amor, tratam para crescimento espiritual. Deus seja honrado pelos seus. Que os seus sejam cada vez mais, para não haver mais nem balas perdidas nem achadas, mas que não haja nenhuma bala a não ser a que uma criança pode degustar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário