18 maio 2010

Imunidade e Impunidade Pastoral

Desde sempre são muitos os pastores que vi nas situações estranhas as mais diversas. Roubo, briga por poder, vaidades grotescas, problemas com uso de drogas, adultérios e tudo o que não se convém denominar. Engraçado é que muitos desses continuam ai como se nada tivesse acontecido, não tendo tratado o problema. Bom se alguém erra, pode tratar, mesmo se considerarmos absurdo. Para Deus há também absurdos apesar de ser um perdoador por natureza, mas Ele tem interesse em restaurar as pessoas, mas para isso deve haver genuíno arrependimento.
Uma das dificuldades que um líder enfrenta é vencer o próprio orgulho. Ele aconselha a todos, ele tem sempre algo a dizer, porém quando tem que receber conselho, ele se orgulha da própria sabedoria. Ele acha que já esgotou todas as possibilidades de entender os fatos e que, portanto, deve resolver o assunto sozinho.

Outra dificuldade é abrir mão da posição em que se colocou ou conquistou. Há líderes que são reconhecidos pelo que conquistam, há outros que impõem o que consideram respeito e para esses últimos a situação no erro é pior. Todo o artifício que o líder usou para se impor se volta contra ele em um ambiente de decepção. As pessoas passarão a vê-lo como um referencial do dito pelo não realizado. Um enganador e manipulador. Mas os insensatos acabam tentando arranjar outro público para ser de novo enganado.
Muito me admira a cara-de-pau, muito mais com o fato de ver até que ponto a soberba pode cegar o indivíduo, sem deixar perceber que passo a passo ele está se tornando réu de um juízo muito mais rigoroso. As pessoas deixam a poeira baixar, mas o Deus que conheço não costuma nem deixar a poeira baixar, muito menos coloca-la debaixo do tapete.
Essa "imunidade" construída na base do amedrontamento, falta de humildade e infantilidade; parece dar certo. As pessoas falam mal de políticos, de familiares, até dos irmão da Igreja, no entanto do líder espiritual ainda o povo se acanha. O certo é não falar mal de ninguém, mas veja como ainda permanece o temor a respeito daqueles a quem Deus chamou? É uma pena que muitos de nós líderes, ao invés de darmos exemplo estamos indo pelo caminho de falar mais alto, esquecendo-nos que na humildade pareceremos mais com o guia cabeça do corpo. Ele disse: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração... Espero que o caminho estreito nos inspire cada dia mais. E que não sejamos convencidos pela ilusão de que existe impunidade diante de Deus. Ave Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário