19 outubro 2010

Bolsão família


Rouba, mas faz foi um jargão muito utilizado aqui na Bahia, para se referir à tentativa de justificar centenas de superfaturamentos de obras públicas por todo estado. Pergunto: e se estivessem roubando a nossa dignidade, seria menos sério?
A cidade com mais votos para Dilma foi Carnaubeira da Penha (PE), onde obteve 92% (Fonte TSE). É também o município mais beneficiado pelo Programa Bolsa Família. Não há dúvida de que o Bolsa Família é o grande trunfo de Dilma, assim como o de Serra é está um pouco neutro nos temas morais deturpados defendidos pelo PT.
Assusta-me que ninguém proponha algo que torne o Bolsa Família um instrumento para além da distribuição de renda. Será que esse programa vai fazer um efeito parecido com anti-depressivos, ou seja, tirar o indivíduo da dormência comportamental, para depois ele se reposicionar? Se for assim; essa maneira de ver as coisas é, no mínimo, sociologicamente questionável. Creio que muita gente estava esperando por algum combustível para trabalhar, mas muitos outros; pela deficiência na educação pública brasileira, estão mesmo é aplacando a falta de perspectiva, negada por um governo ineficiente em prover melhores oportunidades.
É por isso que o vídeo do Hélio, posto acima, faz tanto sentido. Com um dos fundadores do partido, ele se frustrou ao ver que a cúpula estava mesmo é criando uma maneira de se manter no poder com comportamentos eleitoreiros. Assim, fica clara a importância do Zé Dirceu como articulador. E parece também não ser inverdade a propaganda do Serra em salientar que o Zé está por trás da Dilma mesmo, dando cartas como sempre deu ao Lula. O PT tem dívida com o Dirceu por esse tipo de potencial maquiavélico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário