19 julho 2010

A religião do bem

Vejo nos dias de hoje muita gente confundindo comportamento cristão como solidariedade desvinculada de obrigações morais. O comportamento cristão não pode ser desvencilhado do amor ao próximo, mas também desemboca em inevitáveis contrariedades ao sistema do mundo. Segundo a Bíblia amamos a Deus quando guardamos os seus mandamentos. Quase nunca cumprir os mandamentos é fácil, ainda que seja para fazer o bem (isso Deus manda também). Para algumas pessoas fazer o bem é muito natural, pois elas nasceram muito mais desprovidas de egoísmo, ou porque foram criadas em um ambiente onde solidariedade é natural. Para outros cristãos fazer o bem é muito difícil, por isso deverão fazer um grande sacrifício para cumprir esse mandamento, mas como cristãos verdadeiros vão ter que obedecer. A obediência à palavra de Deus que provem da fé é a maior característica de um cristão verdadeiro. Jesus foi à cruz dizendo que abria mão da sua vontade para fazer a do Pai. Na lógica de Deus, ama mais quem o obedece mais integralmente, pois a obediência a Ele demonstra confiança(fé) na Sua bondade e misericórdia.
Na "religião do bem" existe amor expresso somente como solidariedade humana, paz, compreensão; não existe fidelidade, não existe retidão, muito menos domínio próprio. Na "religião do bem" devemos ser solidários, mas não entendemos que estamos travando uma luta contra as trevas, contra o pecado nem contra o nosso mais terrível inimigo chamado "eu". Essa religião é o maior instrumento de engano da nossa era. Ela não nasceu na Bíblia, mas em muitas dessas instituições que estão usando a caridade para disseminar doutrinas falsas. A "religião do bem" é o caminho largo com uma pitada de carinho.
Se os que professam a "religião do bem" se converterem a Jesus Cristo, vão deixar de sentir a alegria limitada de simplesmente ser solidário. Eles irão experimentar o prazer de fazer parte do Reino de Deus. Nesse Reino Deus quer incluir a todos, mas certamente tem o objetivo claro de mudar a todos em sua integralidade: espírito, alma e corpo.

Um comentário:

  1. Deus quer que a gente o adore e abençoe o próximo. No meu entender, não dá pra servir e adorar a Deus sem se preocupar com o próximo. São coisas que não dão pra viverem desvinculadas. Tenho visto o evangelho como uma maneira de edificar nossas vidas, de maneira que de tão cheios do Espírito Santo, edifiquemos tambem a vida de tantos outros que precisam de nós.
    Acontece q a galera troca as bolas. Entende tudo errado, aí dá nisso, nessa bagunça que tá o mundo...Paciência!

    ResponderExcluir