21 maio 2010

Vaidade

Nunca até então me interessei em dimensionar a importância do Rei Salomão falar tanto desse tema, mas vi que foi um erro. Tá certo que Lúcifer caiu de vaidade, mas a gente sempre imagina ele sendo a mais imbecil das criaturas tentando se comparar ao criador dele e nosso. Hoje, cada vez mais me convenço de que essa é a grande cartada no jogo da vida. Poder, fama, reconhecimento... Na Igreja ou fora dela. Se sentir querido, aprovado pelos que gostam de nós. Não contrariar quem nos é valoroso, mesmo que isso nos custe entrar no campo da falsidade, muita gente vai por ai.
Certa vez um rapaz, apaixonado por uma garota, queria que ela não soubesse de nada do seu passado. O sujeito tinha feito uma imagem de santo, apesar de pegador nato. A menina começou a descobrir coisas e ele a negar. Até que um dia ele encontrou um camarada daqueles desbocados, colega de algumas farras. O sujeito disse na frente da moça. - "É rapaz, descansou da longa vida de aprontador, não é"? Ele insistiu e piorou a situação: -"Você não me conhece. Está confundindo com outra pessoa"! O desbocado, que não era mentiroso disse: "Fulano, dizendo o nome do rapaz em alto e bom som, conheço bem você rapaz; fizemos isso, aquilo e lá se foi a lista de coisas". Essa história teve final feliz. O rapaz acabou por casar com a moça e hoje vivem felizes, com ele negando até hoje o que fez. Rsrs. É interessante como tem gente capaz de sustentar uma mentira por tanto tempo pra ficar bem no "cartaz" e muitas vezes a história acaba como filme "cult": com o safado se dando bem. Mas a justiça um dia se faz.
Ouvi um irmão há pouco contando um caso de alguém que caluniou um pastor e depois se arrependeu da mentira e se retratou, muito interessante o caso. O problema é que ele falou desse caso depois de ter passado um tempo falando mal de algumas pessoas. É interessante como tem gente que não se apercebe praticar do que critica os outros. Para muitas pessoas a desaprovação de alguns serve de espelho para alertar ele mesmo. Conheço pessoas que falam muito de moralismo, para aplacarem seus próprios impulsos, gente que desconfia dos outros, por entender não ser ele mesmo confiável em suas posturas.
A vaidade corrói o ser humano e torna ele um cego para as realidades da vida. Não tem coisa melhor que  andar na luz do dia. Deus nos abençõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário