07 abril 2010

Redes sociais - Orkut, Facebook...

"Facebook, Myspace, Twitter... Achava que ia descansar quando fizesse o Orkut"..: Dizia um amigo meu músico. Cada dia um site de relacionamento representa uma idéia nova para quem quer mostrar a cara ou se comunicar. Por traz disso nossos dados pessoais andam navegando por ai. Não sei se você já recebeu no seu e-mail alguma mensagem com exatamente alguma coisa que te interessa. Um outro dia recebi no meu e-mail uma propaganda de instrumento musical para vender. O interessante é que nunca entrei em nenhum site de música e dei os meus dados. Descobri depois que no meu Orkut defini como área de interesse a área de música. Tive a exata idéia de como estamos sendo visados. Para entrar em uma rede social a gente deve completar o perfil e indicar gostos e preferências. Não vou me admirar se dentro de pouco tempo vier em meu e-mail alguma propagande de restaurante japonês: minha preferência gastronômica. Se ilude quem acha ser o e-mail algo pessoal. Isso tudo é muito invasivo. Basta ver se podemos utilizar esse tipo de realidade para alguma coisa mais interessante.
Conheci um camarada que criou uma empresa baseada em nutrir a internet de informações sobre determinado artista. Acabou que esse artista bombou mesmo e o camarada também. Hoje vive de alimentar sites de relacionamentos de informações que beneficiam os seus clientes. Desenvolveu um sistema que garante a aparição do cliente em amigos de amigos, de amigos etc. Na real o camarada se deu bem com "influência visual"... Caramba, onde esse mundo vai parar.
Tudo é puro para os puros. O que vale são as vantagens dessas boas idéias. A gente se expõe à propaganda voraz, mas é lá que a gente acaba encontrando gente de tanto tempo que não merece esquecimento, foi por lá que postei algumas urgências importantes, quando não consegui ligar para aquele amigo(a). Bom, usemos, mas não abusemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário