15 março 2010

Santo daime - Que droga é essa?

Tragédia em São Paulo - "O cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos, e o filho dele, Raoni Ornellas Pires Villas Boas, de 25 anos, foram mortos, segundo a polícia, por um conhecido da família que frequentava a Igreja Céu de Maria fundada por Glauco e inspirada nos cultos do Santo Daime". (Fonte - Último Segundo)
Para quem não está acostumado com a linguagem Santo Daime, essa nomenclatura quer dizer aquele famosinho culto do chá que muito curioso de novas experiências com drogas costuma experimentar. Dos amigos que fiz com esse "aventureiro" espírito, dentre eles alguns ex-viciados; ouvi depoimentos de que a onda do chá é meio sem gracinha e que não é o tipo de coisa que mereça propaganda entre os interessados nisso. Um ex-colega da Faculdade Federal da Bahia me disse que teve experiências boas com isso, mas por conta das cantigas que tinham por lá e disse que a coisa só tinha graça quando junto com música. Por isso deve ser que os rituais do santo daime exigem as cantigas. Fato é que essa coisa de substância química com espiritualidade lembra animismo, rituais tribais; mas esse povo gosta de botar cristianismo no meio dessa loucura, assim como na fé esquisofrênica de muitos espiritualistas ecumênicos.
Quanto a essa tragédia terrível, condolências sinceras para a viúva que perde seu marido e um filho, por um suposto assasino que também supostamente cometeu um ato injustificável. A imprensa diz que o rapaz que teria matado os dois tinha frequentado o culto do chá para sair das drogas. Engraçado que muita gente entra nisso e a propaganda é essa mesmo, para se livrar das drogas. Um rapaz com o pseudônimo de João falou para o portal Terra dizendo ter se livrado de drogas e do álcool. Não consigo entender como que a pessoa se livra de um entorpecente tomando outro. No caso do suposto assassino parece que não funcionou. A viúva declara que os dois jovens que a visitaram, um cúmplice, outro assassino, teriam aspectos e comportamentos de drogados.
O problema das drogas visita muitas famílias que parecem blindadas por conceitos éticos bem formados, penso que muito mais em um ambiente que prega o estímulo a maior espiritualidade pela via do entorpecimento. Com certeza o Santo Daime não é saída das drogas. está provado, creio eu também não ser saída para problema nenhum. Saída de problema é problema enfrentado, nunca fulga, nunca anestésico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário